18 de junho de 2020by Demar

Google Page Experience: O Novo Algoritmo de Ranqueamento Google

O Google Page Experience é o novo fator de ranqueamento do Google e vai considerar a experiência de página do usuário. Atualização entra em vigor em 2021, após a pandemia.

Já sabemos que o Google já inclui alguns critérios de Page Experience, como a velocidade de carregamento e mobile-friendliness.

Mas agora eles vão além.

O Google anunciou em seu blog, no fim de maio, um conjunto de métricas que serão incluídas como fatores de ranqueamento. Seja bem vindo(a) ao mundo do SEO pós Google Page Experience Update.

Os indicadores a serem avaliados serão:

  • Estabilidade visual
  • Tempo de resposta e interatividade
  • Desempenho de carregamento

Então, apesar dos profissionais de SEO terem que lidar com mais uma mudança, agora temos um conjunto de métricas tangíveis e que agregam valor aos projetos. 

O que é o Core Web Vitals?

Para essas mudanças deram o nome Core Web Vitals.

E com ele vieram 3 grandes métricas que avaliam a experiência de página do usuário. São elas:

  • LCP (Largest Contentful Paint)
  • FID (First Input Delay)
  • CLS (Cumulative Layout Shift)

O Largest Contentful Paint avalia se há demora no carregamento do maior conteúdo visível do site.

O Cumulative Layout Shift é responsável por avaliar a estabilidade visual da página, ou seja, para controlar se o conteúdo não fica pra lá e para cá durante o carregamento.

E por fim, o First Input Delay. Com essa última métrica controlamos o tempo de resposta do site. Se seu site demora para responder a uma solicitação do usuário (o famoso site lagado), O FID irá apontar isso.

Claro, essas novas métricas são ótimas, mas não vieram para substituir o que veio antes. Ainda precisamos ficar atentos a outros critérios, como velocidade de carregamento, web-friendliness, segurança do site, intrusive interstitials (banners e popups intrusivos) etc.

Lista de Ferramentas Google de SEO

Separamos os links das ferramentas que indicamos no episódio:

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Confira também o nosso episódio sobre Google Ads. Nos vemos na próxima!