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novQuando pensamos em ter sucesso nas redes sociais muitos querem ter mais curtidas, likes e comentários nos conteúdos compartilhados. Mas essas são métricas de vaidade.
Naturalmente, esse é primeiro valor que usamos para mensurar o sucesso das nossas campanhas nas redes sociais.
Claro, é com a quantidade de “joinhas” nas publicações que naturalmente avaliamos se aquilo despertou o interesse das pessoas.
Mas o que ter mais curtidas realmente significa para seu negócio?
Chegou a hora de entender o que o valor de cada like:
- As Métricas de Vaidade
- Indicadores de Marketing Digital
As Métricas de Vaidade
Já dizia o sábio: nem tudo que reluz é ouro.
Quando você entende o papel de cada um dos seus indicadores, você evita o risco de se deslumbrar com o que chamamos “métricas de vaidade”.
São aqueles números que, quando sem propósito, servem apenas para afagar o ego.
A foto postada no perfil da sua empresa explodiu de curtidas? Se esse “sucesso” não significar mais dinheiro em caixa, então você desperdiçou seu tempo.
Resumidamente, você precisa definir o que é sucesso para sua empresa nas redes sociais e, à partir disso, escolher os indicadores úteis para avaliar se suas ações geram resultado e atingem seus verdadeiros objetivos.
E é claro, desenvolver estratégias para aproveitar seus empreendimentos na web.
Curtidas e outros Indicadores do Marketing Digital
Mais curtidas na sua publicação mostra que mais pessoas expressaram interesse no que foi compartilhado.
É um indicador ótimo para avaliar se um determinado assunto é relevante para seu público, mas lembre-se: é só o primeiro passo.
Redes sociais foram feitas para criar comunidades. É tudo sobre relacionamentos, e com esse indicador você avalia se sua conversa está no caminho certo.
Para ter mais curtidas você precisa imaginar o que seria interessante para seu público e apresentar isso para as pessoas.
Transformar indicadores em ações é o segundo passo. Resista ao conforto de pensar que mais likes significam mais vendas, pois a grande armadilha desse pensamento é ignorar as várias etapas que uma pessoa percorre antes de se tornar seu cliente.
Além desse indicador, você pode extrair outros à partir das plataformas das redes sociais.
Em uma campanha de publicidade nas redes sociais, por exemplo, é possível avaliar a taxa de cliques em uma publicação com link que direciona ao seu site. Com isso você sabe a proporção de pessoas que decidiram clicar na publicação depois de vê-lo, e isso é importante para avaliar se o anúncio leva pessoas para compra.
Veja alguns indicadores:
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
- Taxa de conversão
- Lifetime Value
- Retorno sobre Investimento
- Net Promoter Score (NPS)
Então agora me responda. O que o número de curtidas ajudaria nisso? É preciso saber quais ações queremos das pessoas nas redes sociais, caso contrário podemos nos atrapalhar.
Entenda a jornada do seu cliente, desde o momento que ele começa a buscar por um produto seu, até ficar satisfeito com a compra.
À partir daí construa os melhores indicadores para avaliar a qualidade das suas campanhas.
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