Os desafios que enfrentamos atualmente certamente nos trouxeram novas oportunidades. Para nos ajudar a compreendê-las, conversamos com o professor Rodolfo R. Arantes, atual coordenador geral da FAAP São José dos Campos.
Liderar o marketing de uma instituição educacional é um grande desafio.
Ainda mais após as primeiras medidas de isolamento para conter a pandemia de Covid-19, que causou o fechamento de escolas e universidades.
A situação obrigou toda a comunidade educacional a realizar uma migração emergencial para o digital, o que acelerou a difusão da educação à distância (EAD).
Para compartilhar um pouco dessa experiência nesse período de grandes novidades e mudanças, convidamos Rodolfo R. Arantes, atual coordenador da FAAP São José dos Campos, economista, pós-graduado em administração de empresas, MBA em Administração empresarial, coaching executivo e de empreendedor, Mentor de Liderança, coaching Educacional e palestrante.
Nosso bate-papo abordou os seguintes temas:
Segundo Rodolfo, o marketing educacional é marketing de serviço, pois lidamos com bens intangíveis.
Como, então, podemos influenciar como as pessoas percebem a qualidade de um serviço intangível? Esse é o principal desafio.
Oferecer um bom serviço, portanto, é essencial para a construção dessa percepção. Uma marca hoje está muito mais sensível ao compartilhamento das experiências que as pessoas têm.
Rodolfo explica que agora, com o volume de compartilhamento de informações entre as pessoas (especialmente nas redes sociais), manter a fama de uma instituição e o relacionamento com o mercado se tornou algo ainda mais delicado.
Andragogia e Pedagogia, segundo o professor Rodolfo, são áreas que precisam ser revisitadas.
É inquestionável que o acesso à tecnologia desenvolveu nas pessoas uma grande capacidade de realizar tarefas simultâneas. O bombardeio de estímulos e informações que sofremos exige isso de nós.
A forma de trabalhar a atenção de alguém é o grande debate de hoje em dia, e os métodos e tecnologias estão aí para nos ajudar.
A gamificação é um grande exemplo de estratégia para atingir esse objetivo.
Uma grande armadilha, não só para instituições de ensino, é querer falar com todo mundo sem muito critério.
Nosso convidado completa que o bom trabalho de marketing educacional é facilitar a tomada de decisão do cliente.
Se você sabe qual é o seu público, suas campanhas também ficam mais baratas. Isso porque elas ficam mais rentáveis, já que seus esforços para realizar conversões dentro de um grupo que já têm interesse nos seus serviços são teoricamente menores.
É preciso, segundo Rodolfo, utilizar os recursos da melhor forma possível, pois eles são valiosíssimos num mercado tão competitivo.
Espero que esse podcast possa ter lhe ajudado a direcionar suas campanhas de marketing para instituições de ensino.
Para conferir os cursos da FAAP São José dos Campos acesse: http://pos.faap.br/sjc
E não deixe de conferir nossos episódios anteriores, além de nos seguir nas redes sociais. Nos vemos no próximo podcast!
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